domingo, 17 de junho de 2007

PARADIGMA PERDIDO



Tenho sentido uma vontade extraordinariamente gulosa de ler.
Ler muito!
Por isso releio livros que já li e muitos outros que ainda tenho e quero ler!
Não seguindo nenhum fio condutor...apenas pelo prazer de ler.
O que não quer dizer, para tranquilidade de quem me conhece, que me esteja a tentar tornar um asceta...de modo algum!Continuo a apreciar a moda, a música, os amigos, mas tenho deparado comigo a aprender a apreciar, bem mais fundo, outros pequenos momentos que outrora desvalorizava.
Ainda bem que estou a fazer este regresso lentamente e, ainda por cima, contigo ao lado.

"...sociedade e individualidade não são duas realidades separadas que se ajustam uma à outra, mas existe um ambissistema em que, complementar e contraditoriamente, indivíduo e sociedade são constituintes um do outro, ao mesmo tempo que se parasitam entre si."
Edgar Morin in "O Paradigma Perdido"

A velha relação ambígua de amor-ódio entre a sociedade e os seus membros mas, acima de tudo, a necessidade de sobrevivência geradora de interdependência...É a definição, por excelência, da dualidade parasita/entidade parasitada.

Sem comentários: