quinta-feira, 2 de abril de 2009

RECIBOS VERDES ELECTRÓNICOS

Reza a notícia que os recibos verdes vão ser substituídos por "recibos verdes electrónicos"...
Compreendo a medida e acho-a, até, benéfica quer para a entidade empregadora, quer para o empregado.
Defendo, todavia que, cada vez mais, assistimos ao aumento do poder de uma pretensa autoridade global que tudo vigia, tudo sabe e tudo vê, muito ao estilo que prognosticava George Orwell.
E isso sim, preocupa-me e muito!
Cada vez mais se assiste a uma tentativa de tudo tornar acessível e de forma rápida, não ao comum mortal, mas a uma qualquer entidade que me faz lembrar a célebre máxima de Orwell..."The Big Brother is watching you".
Mas parece-me, também, muito preocupante outra questão.
A de, cada vez mais, os empregadores mais ou menos institucionais poderem usar a facilidade do recibo verde, electrónico ou não, desvinculando milhares e milhares de trabalhadores e condenando-os, de forma ínvia, à precaridade.
E isso sim, preocupa-me e muito!
Tenho pena, muita pena mesmo que, em crise global, a luta contra a precaridade não seja objecto de medidas e de planos estratégicos concretos e concisos, de âmbito nacional.
Preocupa-me, ainda, que este seja um tema social que tenda a ser sub-avaliado, deixando à esquerda a possibilidade de o eleger como uma das suas bandeiras.
Logo esta temática que deveria ser transversal a todos os quadrantes politico-partidários da sociedade e a todas as áreas laborais, constituindo uma verdadeira preocupação nacional!

Sem comentários: