sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"SEXUALIDADES, AFECTOS E MÁSCARAS"-49ª emissão - "O medo do fracasso em Sexualidades"


Dentro de, aproximadamente, duas horas e trinta minutos irá para o ar, na Porto Canal, uma nova edição do programa "Sexualidades, Afectos e Máscaras", hoje dedicado ao tema "O medo do fracasso em Sexualidades".
Hoje será a segunda emissão dedicada ao referido tema.
O medo do fracasso!
O medo do fracasso ao iniciar uma relação...
O medo do fracasso ao iniciar uma relação, após ter terminado uma anterior que culminou em insucesso.
São dois tipos de situações diferentes, ainda que imbuídas de um tronco comum...
O medo de falhar...
Há, ainda, a perspectiva do medo do fracasso em termos exclusivamente sexuais. Por um lado, o medo de não conseguir satisfazer o parceiro da relação, por outro, o medo de não conseguir cumprir as próprias expectativas.
Mesmo assim, independentemente da vertente abordada, quem pode dizer, com toda a segurança, nunca ter tido receio de fracassar?
Ainda por cima numa Sociedade, como a hodierna, que não contempla os fracassos, que não tem tempo, espaço, nem vontade de garantir existência a todos aqueles que, por uma razão ou outra se viram vítimas de um fracasso afectivo.
É, na realidade, um tema transversal a toda a sociedade, independentemente da faixa etária, do estrato sócio-cultural, da orientação sexual, do tipo de relação envolvida e tantas e tantas outras prerrogativas.
De novo um programa polémico, a ser abordado em directo, naquele que é, após 49 emissões, ainda o único programa televisivo em Portugal que, em directo, aborda questões das Sexualidades, dos Afectos e das Máscaras.
Será uma abordagem informal, científica, pedagógica, bem disposta, sem tabus, nem pudores...
Apareça...

12 comentários:

joana disse...

E eu que ainda não posso ver o programa porque a meo não tem o porto canal.
Tenho saudades de participar nos programas em directo,era o melhor que tinha o programa da radio dava para ouvir em qualquer lado.Vou fazer uma chamadinha;)
Agora ja não posso ligar.
Beijinhos e bom fim de semana

Pearl disse...

Gostava mesmo de poder ver, mas não me parece que a minha antena apanhe o canal... não daqui de Moçambique... :o(

:o)))***

macaw disse...

o medo é sem dúvida um dos piores inimigos que se pode ter na vida!
medo que se não for ultrapassado mais tarde ou mais cedo so trará dissabores a quem o sente, especialmente de forma intensa!

na sexualidade, o medo só pode ser ultrapassado numa relação onde exista amor e compreensão!

espero que tenha tido um bom programa e que tenha ajudado alguma alma esfarrapada a livrar-se do medo! :PPPP

p.s. já não posta aqui os artigos que escreve para o jornal?!! gostava de os ler!

bjinhos ;) e bom fim de semana

Daiana disse...

Vi o programa...Ultimamente, sempre que posso, tenho sido espectadora assídua do Sexualidades, Afectos e Máscaras do Porto Canal. Na minha opinião, é um programa com um cariz deveras pedagógico, perfeitamente esclarecedor no que diz respeito às temáticas de foro sexual, afectivo, relacional, emocional, social, etc. O professor tem uma forma bastante clara e aberta de expor as situações, utilizando linguagem acessível a todos. No entanto, na minha opinião (e esta vale o que vale), o programa deveria ter uma duração mais longa - talvez entre 90 a 120 minutos; e por outro lado deveria ser transmitido num horário mais acessível à população em geral. As mentes da grande maioria dos portugueses continua (infelizmente!) demasiado fechada em relação a tudo o que diz respeito às descobertas sexuais e não só. O sexo não é encarado como algo natural, bom e saudável, mas sim como algo vergonhoso, contra as normas e preverso. Infelizmente muitas pessoas ainda mantêm esta posição, não proporcionando aos filhos uma correcta educação na perspectiva das sexualidades, originando falta de diálogo, dúvidas, silêncios...
Por esse motivo e por muitos mais, este magnífico programa deveria ser mais divulgado e, tal como já disse, transmitido mais cedo e com maior duração.
Um beijo e votos de uma excelente semana!

bisturi disse...

Melhor é verem o programa da avózinha Sue Johanson na Sic Radical...esse é sem sombra de dúvida o melhor programa de sexualidade prática...até apresenta os mais actuais sex toys...ehehehehhehehehehehehehehehehehehhehehehehehehehehehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Manuel Damas disse...

Minha querida Joana...eu sei que não é fácil entrarem directo no programa quando nós temos, em média, por programa, cerca de 20-30 chamadas telefónicas...
Mas vá tentando...um dia a sorte cai-lhe nos braços.
Um beijinho grande.

Manuel Damas disse...

Minha querida Pearl...apenas lhe posso dizer que o programa é visto, neste momento, que eu saiba, no Brasil, no Luxemburgo, em Espanha e em França.
Em Moçambique, sinceramente, não sei...
Nada como tentar...
Um beijinho grande e boa semana.

Manuel Damas disse...

Minha querida Mac...concordo com o que diz...
Relativamente às crónicas no jornal elas estão, por agora, suspensas, porque o objectivo é lançar, em Janeiro, o livro, com lançamento simultâneo em Portugal e no Brasil.
Mas, também eu, tenho saudades de escrever semanalmente...a ver vamos para quando o re-início.
Um beijinho grande e boa semana.

Manuel Damas disse...

Minha querida Daiana...concordo plenamente com o que diz.
Acho que o programa poderia e deveria ser exibido num horário mais cedo e poderia ter uma extensão maior...Mas eu não mando na televisão. Apenas posso fazer chegar a quem de direito estas opiniões.
Nada melhor do que enviar uma sugestão desse género directamente para a Porto Canal...É sempre a sugestão que eu dou, quando me abordam criticando o horário tardio...
Um beijinho grande e boa semana

Manuel Damas disse...

Meu caro colega bisturi...
O "Sexualidades, Afectos e Máscaras" não é um programa de sexo mas de sexualidade.
Acho muito bem que seja um espectador da Sic radical...não é todos os dias que esse canal se pode vangloriar de ter nas audiências um clinico de provecta idade...e sedento de estímulos não químicos.
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Um grande abraço e boa semana

bisturi disse...

Caro colega...
Está com inveja da avózinha Sue...
Mas que atitude mais feia...
Boa semana...
Continuo à espera de uma chamada de atenção ao seu público feminino do mês da PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA...
DIA 31 É O DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA...

Manuel Damas disse...

Oh homem..tenha calma!!!!
:))))))))))))))))))))))))
Lá será feito!
:))))))))))))))))))))