quarta-feira, 22 de julho de 2009

"BRUNO"


Fui ao cinema ver "Bruno", realizado por Larry Charles e razoavelmente interpretado por Sacha Baron Cohen.
Assumo com frontalidade que soltei algumas gargalhadas sentidas.
Todavia, eu que trabalho há vários anos pela integração das sexualidades, pelo direito à indiferença, muito para além do direito à diferença, considero que este filme pode ser pernicioso e prejudicial, pelas mensagens que veicula, no sentido da estereotipia das homossexualidades.
Compreendo que muitas das imagens e das piadas utilizadas vão no sentido da tentativa de desconstrucção dos referidos esterótipos.
Cito, a título de exemplo, a frase "Só os heterossexuais conseguem ser famosos"...
Não sei, todavia, se a grande maioria do público vai conseguir fazer essa caminhada no sentido de ir mais longe do que as piadas parecem significar.
Receio que a intenção saia frustrada.
Saí com um amargo de boca, com a sensação de que este filme pode fazer renascer muitos dos estereótipos que têm vindo a ser destruídos com muito trabalho e pedagogia.
A ver vamos...

4 comentários:

liamaral disse...

Olá Professor! Confesso que ao ver só e apenas o Trailler de apresentação fiquei com a mesma sensação! Mas enfim...
:) Beijinho

Manuel Damas disse...

Um beijinho grande lia.

Eduardo Ramos disse...

Eu não fui ver, e nem vou. Simplesmente porque me disseram que Bruno é mais do mesmo. Usou a mesma chapa que foi usada no Borat.
SINCERAMENTE... não goste do Borat.
Cansa.
É muita estupidez. Não é nonsense nem humor inteligente. É tentar fazer rir com um humor-negro-forçado e por vezes grosseiro.
Mas isso é a minha opinião.
Gostei de ALI G.

Manuel Damas disse...

É a sua opinião, meu caro Eduardo...e tem direito a ela!
:)))))
Um abraço