quinta-feira, 23 de julho de 2009

" A GAIOLA DAS LOUCAS"


Fui ao Teatro Rivoli ver "A Gaiola das Loucas", realizado por Filipe la Féria.
Confesso que já tinha visto a primeira versão no cinema, a original, "La Cage aux Folles", interpretada por Ugo Tonazzi e Michel Serrault.
Mas vi também, depois, a "remake" hollywoodesca, com Robin Williams e Nathan Lane.
Assim sendo, não era um inocente, quando fui assistir a esta peça.
Já tinha visto as duas versões e ansiava pela versão portuguesa.
Acresce que nunca tinha visto nada, ao vivo, de la Féria.
Mas também não sou daqueles que enaltecem quando alguém está em alta e depois criticam quando está em queda.
Nem me posso, sequer, considerar um indefectível de ninguém.
As pessoas e especialmente as gentes do espectáculo muitas vezes lançam coisas muito boas e, outras vezes, coisas muito más.
Por outro lado não sou daqueles que endeusam la Féria, mas também não sou dos que, ao abrigo de uma suposta postura ideológica inviolável, apostrofam o homem, apenas porque sim, apenas porque é o politicamente correcto e o "diktat" ordena...sim, porque isto de contrariar o "diktat" não é fácil.
Assim, lá fui...
Pleno de expectativa.
Assisti ao espectáculo com minúcia...até porque estava sentado nas chamadas "cadeiras de cabaret", logo na primeira fila, permitindo-me, quase,mergulhar no palco, pelo que me foi dado analisar tudo com detalhe e minúcia .
Assim sendo, posso dizer com a autoridade de um anónimo...
Bravo!
Fabuloso!
Dinâmico!
Com luz, cor e movimento.
Com humor, sem ser brejeirice.
Com alguns laivos, mesmo, de erotismo e de sensualidade.
O "vaudeville" no seu melhor, na sua versão mais portuguesa, de teatro de revista.
Mas um teatro de revista que cresceu, que adquiriu "glamour", sem se envergonhar, com profissionalismo, que se agigantou, que se modernizou, que se actualizou e que rejunevesceu, bastando seguir com atenção as interpretações da dezena de jovens actores que formam o elenco da peça.
Deste leque agiganta-se José Raposo, sendo seguido, ainda que sem grandes inovações, por Carlos Quintas, Rita Ribeiro e Hugo Rendas, entre outros.
Enfim, um espectáculo delicioso.
E, Filipe la Féria está, uma vez mais, de parabéns perfeitamente justos e justificados.
Mas quem quiser criticar, pelo menos que tenha a honorabilidade de ir assistir.
Para mim é um espectáculo a não perder, sem dúvidas.
E, tenciono repetir...

2 comentários:

Gundemarus disse...

Tenho pena de nao estar aí agora... teria todo o prazer em acompanhar-te a uma "reprise". Despertou-me curiosidade.
Um abraço
Gunde

Manuel Damas disse...

E eu iria contigo com o maior prazer meu querido.
Espero que ai por terras de nuestros hermanos tudo va pelo melhor.
Por cá continuamos a avançar, lenta mas construtivamente.
Abreijos