quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ESCOLA SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE

Efectuei, hoje, mais uma palestra, desta vez, na Escola Secundária Clara de Resende, no Porto.

Oitenta adolescentes e jovens a assistir, de uma faixa etária um pouco mais baixa do que aquela para a qual habitualmente falo...dos 15 aos 17 anos.
Foi um pedido que não pude recusar...até porque teve a "cunha" do meu filho mais velho!
Uma das turmas era precisamente a dele.

De qualquer modo fiquei admirado e eternecido com a maturidade, a disciplina, o interesse e o respeito evidenciados.
Esperava uma assistência mais turbulenta mas, respeitou-se um silêncio sepulcral, apenas aqui e além pontuado por alguma incomodidade visível ( a postura nas cadeiras torna-se mais tensa e mais irrequieta), audível(aumenta o número de tosses secas) e perceptível, nomeadamente nos momentos de projecção de imagens fracturantes, como sejam a dos dois rapazes a darem um beijo na boca, a das duas raparigas a abraçarem-se ou a do padre e da freira a beijarem-se.
Surpresa total foi a extraordinária ovação que recebi no fim...não expectável para as idades em presença nem, tão pouco, para o silêncio que se fez ouvir, asfixiante e pesado, durante toda a conferência.
Se ia algo cauteloso, por ser a turma do meu filho uma das presentes, fiquei muito agradavelmente surpreendido!

2 comentários:

Olá!! disse...

O meu filho assistiu e gostou imenso...
Pelos vistos também conhece o seu filho R.
Não ando desaparecida Professor, estou em semi-férias...
Obrigada por "acompanhar" os nossos meninos em coisas que valem a pena...

Manuel Damas disse...

Bem...este nosso Portugal está cada vez mais pequeno!!!!!!
Ainda que o seu filho gostou, "olá"!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))