quarta-feira, 25 de abril de 2007

EDUCAÇAO DIFERENCIADA



Cornelius Riordan esteve em Lisboa para participar na conferência "Educação Diferenciada" e, através dela defender as vantagens da separação entre rapazes e raparigas nas escolas e a aplicação de modelos educativos diferenciados a cada sexo.
Segundo o modelo pedagógico que Riordan defende, o ensino deve ser ajustado às diferenças que a Natureza impõe entre os sexos, o que favoreceria não apenas o sucesso escolar mas ainda a formação mais completa da personalidade dos alunos.
Devo dizer que sou ferozmente contra este modelo.
Acho e continuo a defender que o modelo integrado permite a criação e consequente gestão de mais ricas e mais sadias formas de gestão e de integração dos afectos, desde cedo.
Nem sequer estou de acordo que seja sadia a implementação de modelos educativos diferenciados por sexos.
Reconheço as diferenças anatomo-fisiológicas de constituição e de funcionamento de ambos os sexos.
Todavia, tal facto não indicia que seja cientificamente mais adequado o reconhecimento da mesma diferenciação e mais produtiva a institucionalização da mesma.

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