terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PRENDA DE NATAL A SÓCRATES...


Chegou-me às mãos uma notícia que considero obscena!
O Primeiro-Ministro recebeu de prenda de Natal dos seus Ministros, um cheque-prenda, no valor de 2550 euros, para renovar o seu guarda-roupa na Fashion Clinic.
Devo antecipadamente dizer que concordo com a troca de prendas em época natalícia, mesmo a nível dos mais altos cargos do País.
Considero, inclusivé, revelador de alguma humanidade e espírito de solidariedade este tipo de manifestações de Afectos, nomeadamente entre detentores de cargos públicos. Denota um certo grau de afectividade em instâncias que se pretendem públicas, de poder e, habitualmente, distantes das manifestações ditas afectivas.
Considero, porém, obsceno que nesta época de crise a prenda dada em vez de ser uma obra de arte ou mesmo uma qualquer outra dádiva mais oficial, tenha recaído sobre roupa, especialmente no montante referido, parecendo esquecer que uma grande parte da população portuguesa não tem esse tipo de capacidade financeira.
2550 euros em roupa???
Por outro lado pareceu-me um acto de snobismo gratuito revelar o nome da loja de proveniência do cheque-prenda, quase me parecendo publicidade encapotada!
E eu estou à vontade, porque também compro na "Fashion Clinic".
Mas eu não passo de um comum e anónimo mortal...
Enquanto detentor de um qualquer cargo público jamais permitiria que, através de mim ou do cargo que ocupasse, fosse efectuada publicidade mais ou menos assumida a uma qualquer marca.
A isso designo por Ética...na política mas, acima de tudo, no acto público!
Foi uma situação, a diversos títulos, obscena!
Haja decoro!!!
A não esquecer, uma vez mais!

4 comentários:

Sandra T disse...

Nem consigo perceber o porquê de divulgar a prenda, de resto tenho a forte impressão que fomos nós que a pagamos, saíu do orçamento de um qualquer ministério...enfim só neste país em que a pobreza de espírito começa nos governantes...
Beijinho e bom ano.

Manuel Damas disse...

Um beijinho enorme minha querida Sandra e votos de um fabuloso 2009!

Olá!! disse...

Concordo em absoluto, mas convenhamos que o Soco está a precisar de umas gravatitas novas, quiça de cores diferentes ;)
Beijosssssssssssss

Manuel Damas disse...

Beijinhos olazinha...
Começa a ser raro vê-la por aqui...