quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DELEGADOS SINDICAIS DOCENTES


Revela o "Diário de Notícias" que Delegados Sindicais afectos a Sindicatos de Professores entregaram os objectivos individuais de avaliação, solicitados pelo Ministério da Educação, não cumprindo as directrizes provenientes da Plataforma Sindical de Professores.
A ser verídica a situação sinto-me profundamente indignado. E, mais ainda, quando sou Presidente da Mesa da Assembleia Geral e da Mesa do Congresso de um Sindicato Independente de Professores,que pertence à Plataforma Sindical.
Sempre defendi, primeiro para mim e depois para todos que, "À mulher de César não basta sê-lo, é preciso parecê-lo". Acresce ainda,que aqueles que foram eleitos para funções determinadas têm responsabilidades acrescidas por deles dever provir o exemplo, assim como, no exercício das funções para que foram eleitos, terem muito mais responsabilidades por não apenas se representarem em termos nominais, mas ainda por representarem todos aqueles que foram seus eleitores.
No caso em questão o facto torna-se bem mais grave, uma vez que está em decurso um processo de luta, uma jornada de procedimentos reinvidicativos.
Quero crer que a notícia não seja verídica ou que, pelo menos, os contornos estejam mal delineados.
Em minha opinião, a comprovar-se tal situação, deveriam ser liminarmente destituídos por incumprimento das funções para as quais foram eleitos todos aqueles cuja incumprimento se comprovar.
Sem apelo nem agravo.
Ser Delegado Sindical, nomeadamente na área da docência não é fácil, especialmente nesta fase, mas ninguém é obrigado a ser candidato.
Por outro lado se há disponibilidade para ser eleito, eventualmente com o pensamento em eventuais mordomias a usufruir, deve também ter a honorabilidade de saber ser dos primeiros a avançar quando para isso é solicitado ou no momento adequado...e essa é a ideia que eu tenho sobre a relação eleito/eleitor e sobre o idoneidade do sistema de representatividade.
Eu nunca o faria!
Caso o fizesse, e só consigo prever essa eventualidade em caso de Doença de Alzheimer, por exemplo, demitir-me-ia, imediatamente, de funções, logo que adquirisse, de novo, a minha lucidez ou agradeceria que alguém o fizesse por mim.

2 comentários:

bisturi disse...

Caro colega:
Concordo plenamente consigo e sinto-me traído e profundamente indignado:
Traído porque veti e visto a camisola dos docentes que estão há muito tempo a ser achincalhados por este governo.
E indignado porque também sou da mesma opinião: quem não tem fibra de resistente deve abandonar o barco porque "uma maça bichada propaga fácilmente oa sua peçonha ás outras".
Parece que o Mário nogueira já lamentou o sucedido mas não basta!!!
Ou esses senhores se retratam ou RUACOM ELES!!!
paciência . Quem cede á tentação deve ser ostracizado ou auto-excluir-se!!!

Manuel Damas disse...

Bem...começamos a estar demasiadas vezes de acordo, oh Bisturi!
Oh homem...você tomou os comprimidos?
:))))))))))))))))))))))))))))))
Um grande abraço