terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

MARIA DE LURDES RODRIGUES



Terminaram as provas globais a todas as disciplinas, para os alunos do 9ºano.
E esta medida entra em vigor já este ano.
Assim, de repente, os alunos do 9º ano passam apenas a ter de efectuar exames nacionais só a Português e a Matemática, provas estas que contarão apenas 30% para a nota final de cada disciplina.
Diz a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que as provas globais "enquanto instrumento de avaliação, se revelaram desajustadas das exigências de qualidade, desorganizadoras do quotidiano de trabalho das escolas e, portanto, dispensáveis".
Como???
Qualquer momento de avaliação, pelo potencial de stress que desencadeia é, só por si, "desorganizadora do quotidiano de trabalho"...mas é uma desorganização necessária, porque se pretende avaliadora da aquisição dos saberes!
É psicologicamente ansiógena, porque avaliativa....pertence à sua essência!
Ironicamente esta medida teve o apoio da CONFAP que, pela voz da sua Presidente, Maria José Viseu, afirma "O modelo de provas que estava a ser implementado testava unicamente conhecimentos e memorização"...Claro!!!!
A capacidade de memorização, o estudo, o investimento, a aquisição de conhecimentos, eram todos avaliados!!!!
E com esta medida, nega a Ministra da Educação, que seja geradora de facilitismo...
E surge esta medida, precisamente no momento em que os resultados dos estudantes portugueses comparativamente com os de outros países da Europa se situam tão próximos da iliteracia...
Acima de tudo, eu gosto de perceber as iniciativas, independentemente de concordar ou não com elas.
Todavia, esta não a consigo entender...
Espero, quero acreditar, que não tenham estado na base da decisão apenas critérios economicistas porque, a ser assim...implicaria, em minha opinião, uma demissão imediata, sem apelo nem agravo.

2 comentários:

Cristina disse...

Será de todo negativa esta decisão de acabar com as provas globais?
Estas provas não alteravam em quase nada a decisão que o professor já tinha toado relativamente à nota do aluno.
Sei que sou leiga no assunto, de qualquer forma não posso crer que o Ministério da Educação estabelecesse para esta questão, critérios economicistas.

Manuel Damas disse...

O rigor tem que estar presente nos momentos de avaliação!
E esses devem existir!
O facilitismo e o laxismo não dão resultados, relativamente à produtividade em meio escolar...