segunda-feira, 24 de setembro de 2007

DEFICIENCIA E BENEFICIOS FISCAIS



Mão amiga fez-me chegar esta campanha que reproduzo, relativamente às pessoas com deficiência, a quem o Governo Português decidiu reduzir os "benefícios" fiscais!
Pena foi que o Governo não decidisse tentar minorar, não os benefícios fiscais mas os insultos e as agressões a que, diariamente, as pessoas com deficiência estão sujeitas, por parte da sociedade!
Duvida?
Basta passear num Centro Comercial e imaginar-se na pele de um deficiente motor...Imagine, por momentos, o caos total que para si seria...
Sabe que uma cadeira de rodas, por exemplo, não consegue subir numas escadas rolantes?
Sabe que os botões de um elevador público, num centro comercial, normalmente não estão à altura de quem se desloca numa cadeira de rodas?
Se acha que exagero tente, por momentos, fechar os olhos e depois imagine-se invisual...
Como vê...tenho razão, apesar de não ser deficiente!
Ou, se calhar serei mesmo deficiente por, até hoje, ainda não ter dado o meu contributo a esta causa mais do que justa!!!

14 comentários:

Helena disse...

Falta aprender-se a colocarmo-nos no lugar dos outros para se perceber o qto a realidade muda à nossa volta. Tdo o q escreveu, professor, é tão simples d ultrapassar... houvesse vontade politica! Mas infelizmente, o preconceito em relaçao à dificiencia, o ignorar das minorias, n se encontra só nos governantes. É tão pesado pensar-se em qq limitação, seja apenas fisica ou n, q o povinho prefere n comentar e n dar voz a esses q n têm cmo se manifestar nem cmo zelar pelos seus intresses. Bem hajam as IPSS, constituidas por pais, por esse país fora, q na medida do possivel procuram salvaguardar o futuro dos filhos protegendo-os até da própria sociedade no receio do abandono e da discriminação após a sua morte.
Sei do q estou a falar, pq é 1 batalha a q assisto dáriamente e q entendo. Se por 1 lado os pais preferem tê-los enclausurados mas a salvo, por outro, e agora refiro-me a quem trabalha directamente c a dificiencia, existe a vontade d inserir o cidadão limitado nas actividades sociais msmo q isso choque por vezes a população. E qdo falo em "choque" n me estou a referir a pena, estou a referir-me a pavor, a repulsa... e a 1 série d coisas q vejo nos olhares d quem assiste a 1 episódio em pleno parque da cidade, em q, inserido num grupo, 1 cidadão d 34 anos c autismo decide masturbar-se a meio d 1 caminhada. Cmo n existem laços familiares contornam-se melhor certas dificuldades e até c algum sentido d humor. Mas vou ser franca... para mim choquem-se todos, assistam d perto... eles vão para a rua combater a indiferença!

Manuel Damas disse...

Por mais incrível que pareça, tenho que concordar consigo!
Estarei doente???
:)))))))))))))

FM disse...

Também me culpo por "só reparar" quando me é dado a ver... Ainda bem que nos atiram exemplos para os olhos... Razão pela qual assino o Post do professor e texto da Helena aqui colocados.
"Atirem" mais para ver se além de vermos... também fazemos.

Manuel Damas disse...

Acho que andamos, todos, demasiado distraídos...nomeadamente quem tem responsabilidades públicas, como nós, em termos de media...

Helena disse...

O q nos é dado a saber pelos media, soa-nos spre a distante, a algo q não nos afecta directamente. Mas n deixa d ser 1 chamada d alerta. Ctdo o q nos faz despertar para a realidade é o contacto directo c o problema, q acreditem, é spre bem mais grave e cruel do q pensamos ser.
N basta apenas ser solidário, lamentar e contribuir c donativos... É urgente dar voz a quem n se pode defender, proteger e lutar pela sua dignidade enquanto cidadão. É urgente 1 mudança d mentalidades e atitudes para c o deficiente. O tempo da vergonha, da clausura e d se atribuir a culpa ao demo... já lá vai.

Manuel Damas disse...

Ok...concordo com isso tudo, Helena. Por isso avance com uma proposta decente e deixe-se de tretas...

Helena disse...

A vedeta e o pedagogo é o professor...Mas vou csiderar o seu desafio e em breve irei devolver-lhe o mote.

Manuel Damas disse...

Pode contar comigo!

FM disse...

E comigo, para "carregar" com a proposta...

Manuel Damas disse...

Helena...estamos à espera!
:)

FM disse...

Pois estamos, até já voltei à musculação... (risos)

Helena disse...

Ideias e esboços n faltam. Deixem-me retomar o trabalho e trocar algumas impressões para vermos o q sai daqui.

Manuel Damas disse...

Oh Francisco...você não está musculoso...está inchado!!!

Filipe Tourais disse...

Depois de ler o seu post, não posso deixar de o convidar a participar na campanha que está em curso em curso na blogosfera no sentido de divulgar a causa da reposição dos benefícios fiscais aos cidadãos portadores de deficiência. O link está aqui: http://opaisdoburro.blogspot.com/2007/10/uma-causa-de-todos.html