segunda-feira, 3 de setembro de 2007

CRISTIANO RONALDO



O jornal inglês "The Sun" revelou que Cristiano Ronaldo terá organizado uma orgia com cinco prostitutas, para comemorar a vitória do Manchester United sobre o Tottenham.
Ainda segundo o mesmo jornal, Ronaldo estaria acompanhado de Nani e Anderson.
Sendo Cristiano Ronaldo uma figura do desporto que aprecio acho que algum decoro lhe ficaria bem e seria adequado, nomeadamente para um ídolo das multidões.
Até porque são diversas as histórias de cariz sexual, inclusive no campo da orientação, que envolvem Cristiano Ronaldo, pelo que seria adequada alguma sensatez.
Precisamente por isso, aqui recupero uma crónica que sobre este mesmo tema escrevi e publiquei, já em 2006...

"Há algum tempo, no decurso de um jogo internacional de futebol, as televisões mostraram Cristiano Ronaldo, um icon da juventude mundial a exibir, numa demonstração de anti-desportivismo e falta de respeito, um gesto obsceno para o público.
Essa imagem correu mundo, fez-me recuar no tempo e reviver a enorme polémica que então, Vicente Jorge Silva, à altura Director do jornal “Público” despoletou, com um Editorial em que apelidava a juventude de “geração rasca”, por causa de uma manifestação de estudantes contra a Ministra da Educação, nessa época Manuela Ferreira Leite e os diversos comportamentos e atitudes reprováveis que então foram exibidos.
Nessa altura fui dos que, em público, zurzi violentamente o então Director do “Público”, repudiando veementemente todo o Editorial, os epítetos aí aduzidos e o conceito que transparecia, de que a juventude seria “rasca”.
Continuo a subscrever tudo o que, então, escrevi e afirmei.
Todavia, anos depois, por causa de uma estúpida, infantil e mal educada atitude de um jogador, o episódio retornou à minha mente.
Não é Cristiano Ronaldo, enquanto jovem pretensamente anónimo, que me importa analisar. Mas sim a atitude e o comportamento do ídolo de milhões de jovens desta aldeia global .
Desculpabilizar seria possível, alegadamente tendo em conta a infância e adolescência complicadas de que foi vítima, ainda por cima proveniente de família de parcos recursos económicos. Poderia ainda justificar-se pelo facto de ser um jovem que cresceu, evoluiu e se tornou uma figura pública à custa do seu próprio esforço e, talvez mesmo, atravessando agruras que outros, certamente, não experimentaram.
Todavia, a evolução efectuou-se e, tal como a performance do futebolista se foi aprimorando, reconheço-o sem qualquer hesitação, transformando-o num dos mais brilhantes e promissores futebolistas da sua geração a nível mundial, também seria mandatório que idêntica maturação em termos comportamentais e educacionais se tivesse verificado.
Até porque este tipo de comportamentos, no mínimo desadequados, deixa antever a possibilidade de repetição em outras áreas, nomeadamente no que concerne aos afectos.
E aí, mais grave se torna, primeiro enquanto ser humano e como tal, racional e obrigado a normas de vida em sociedade e em relação e, depois, enquanto figura pública, que milhares e milhares de jovens, de diversas origens, idolatram, ansiando por imitar e copiar.
Ainda mais censurável se torna quando proveniente de quem, enquanto desportista profissional, deveria partilhar e seguir os princípios do barão Pierre de Coubertin que na sua Carta Olímpica, sempre actual, escreve “ O Olimpismo é uma filosofia de vida, exaltando e combinando num conjunto equilibrado as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o desporto à cultura e à educação, o Olimpismo quer-se criador de um estilo de vida baseado na alegria durante o esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito dos princípios éticos fundamentais universais”.
Era isto que pensava, defendia e pretendia o pai da prática desportiva moderna...e os ideais mantém-se, pelos vistos cada vez mais actuais.
E aqui é que Cristiano Ronaldo falha clamorosamente, em termos de ética e deontologia profissionais.
E não me digam que se tratou de um momento ansiógeno, de verdadeira e exacerbada tensão emocional porque, desse modo, com este tipo de alegações, estaremos a abrir as portas a todo o tipo de desculpabilizações para atitudes erradas ou criticáveis em momentos de stress.
Até porque, Cristiano Ronaldo é um ídolo da juventude, talvez merecidamente, se mais não for, pelos muitos momentos e alegrias que tem vindo a proporcionar aos adeptos do desporto em geral e do futebol em particular.
Mas, também e principalmente por isso, maior é a obrigação, nomeadamente para quem não pretende, penso eu, vir a tornar-se num enorme ídolo com pés de barro, numa fraude, que os fãs tão depressa idolatram, como rapidamente abandonam, na senda de um novo mito que nasça das cinzas.
Até porque o álbum de ídolos mundiais está repleto de exemplos de triste fim!"
Manuel Damas in "O Primeiro de Janeiro", 2006

20 comentários:

Anónimo disse...

o puto é bom jogador é verdade...mas irrita-me profundamente. não gosto dele. quando o vejo jogar, desligo-me da pessoa que ele é, e limito-me a ver o seu talento brilhante, será a salvação da nossa selecção.
ainda tem muito que crescer...

FM disse...

Vá, deixem o "puto jogar"... dentro e fora do campo.
Não se esqueçam que é tudo em nome da "publicidade", uma espécie de Big Brother... provocado...
Têm duvidas?!
Quando ao exemplo que dá... Pois, aí a conversa é outra...

Manuel Damas disse...

Crescimento, principalmente mental...

Manuel Damas disse...

Está traansformado num péssimo exemplo Francisco!

FM disse...

Caro, eu não disse o contrário... Só acrescentei que o CR7 tem uma grande necessidade de "exploração" dos Media... principalmente, neste âmbito.

Cristina disse...

É o preço da fama!!!
Quantos serão os srs. que o fazem e não está publicado em nenhum jornal?

Claro que não concordo com a atitude de CR e também não há desculpa para Nani e Andersen, mesmo sendo convidados.
E depois pergunto-me: CR não tem noção que tudo isto passa para os jornais? Inocência???? Naaaaaão!!!!

Unknown disse...

O Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores do mundo. Se ele vai para a cama com cinco seis...mulheres ou homens...quero lá saber, desde que marque golkos com a camisola da nossa selecção. Meus senhores, por favor...se ele quer curtir, força.

Cristiano Ronaldo, sei que não vais deixar de visistar aqui o blogue do professor, por isso querro que saibas que é para o lado que melhor durmo se andas com meninas ou meninos, quero é que chutes o nome de PORTUGAL para o topo, como o tens feito. Quanto à tuda vida privada, é a tua vida, e é privada.

Manuel Damas disse...

Ou de tapar o sol com a peneira...da falta de educação e do deslumbramento!!!

Manuel Damas disse...

Óbvio, Cristina...se isto saiu...seria para tapar outra qualquer notícia que estaria para sair, bem mais bombástica?
Este Cri-Cri(não sei se me faço entender...)
:))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Maria José...a menina sabe que eu sei que o Cristiano tem todo o direito a ter a sua vida privada...mas longe da ribalta e que não a venda aos jornais...assim como quem não quer a coisa...
:))))))))))))))))))

Adoa Coelho disse...

Perdão pela intromissão mas não pude deixar de comentar...
Tudo o que o Cristiano Ronaldo faça, quer seja para as câmaras ou não, há-de sempre ser objectivo de comentários... Mesmo que isso não tivesse acontecido, os jornais inventam para vender mais. Todos sabemos que o "menino" vende, por isso, não nos admiremos que algum dia venham com alguma história mais fantástica!
Ele tem mais é que viver a sua vida, sem depender do que possam pensar dele ou escrever sobre ele. Ele, como qualquer um de nós tem direito a isso e não tem de dar satisfações a ninguém.
Agora o "longe da ribalta dos jornais"??? Isso para ele deixou de existir há muito...

Manuel Damas disse...

Antes de mais, Adoa, seja bem vinda!
Depois...lamento, mas discordo de si, em pleno!
1-Porque, se tem mais visibilidade, têm-se mais responsabilidades;
2-Não foi inventado porque as prostitutas tiraram fotografias;
3-Alguém que figura como lider da juventude e que faz questão de o ser, tem mais responsabilidades do que um ser anódino e anónimo;
4-Cada um de nós tem direito à sua privacidade mas, se abro a porta à imprensa quando me convém, pra ser promovido, tenho que manter a porta aberta, quando não me convém;
5- Volto a perguntar...será que esta orgia não veio propositadamente a lume, por causa de outras orgias bem mais complicadas...e isso é o que, fundamentalmente critico...a invenção de escândalos, para fazer esquecer outros...
Sabe...é que alguns de nós...só falam quando têm a certeza...e quando estão fartos de ter a certeza!!!! :)
Seja bem vinda e volte...o unanimismo nem sempre é um prazer!
:))))

António disse...

Sem comentários Manel...sem comentários...

Manuel Damas disse...

Meu caro António...ter-te por cá é uma honra e um prazer...
Eu sei que discordas, veementemente, da minha posição mas..."c'est la mienne"...
Beijos à Cristovinha...
:)))))))))))))))))))))))))))

tina disse...

o CR faz as coisas (ou diz-se que as fez) em privado e logo alguém as torna públicas...
há quem as faça (de facto) em locais públicos e todos as mantém em privado...

António disse...

Manel..és dos homens mais inteligentes que conheço... não me desiludas...
Vá lá..consegues melhor...não tenho a mínima dúvida...coragem!
Abraço

Manuel Damas disse...

Albertina...Também por cá???
Uops...Calmamente saindo do casulo ou descansando de percursos "chatianos"?...Hummm!
Se o Roque desponta...a amiga não lhe ficaria atrás!
:)))))))))))))))
Sê bem vinda, como sempre!
Continuas a gostar de emitir pareceres...Uma das tuas inconfundíveis características!
Bem...Senta e ouve...:))
O que se passou, uma vez que me parece que não estás na posse da informação, é que o CR "desbundou largo", toda a gente filmou e fotografou e, muitas fotografias e partes de filmes, foram entregues a jornais! Apenas isso é criticável e o que pergunto é com que intenção?... Inocência?!Lucro?!Ou prevenção de algo que estivesse para sair...
Não sei se me entendes...Isto das coisas a nível mundial afigura-se, de extraordinária complexidade!
Por outro lado, o que outros fazem na dicotomia público/privado ninguém tem o direito a interferir!No referente a VIP's, acaba por ser do domínio público e, como tal, sujeito a opinião...e tenho a certeza que concordas...até porque a tua idade já te garante uma clarividência e sabedoria que eu ainda não consegui conquistar mas...também ainda tenho muito tempo!
Espero ter sido perceptível!
Mas aparece mais vezes...
Fazes-me sempre bem ao ego...

Manuel Damas disse...

António!!!!
Outro sabedor!!!
Algo mais novo do que a Albertina, ainda que não muito, mas sem dúvida, uma outra experiência de vida! tãao mais precavido!
Tantos elogios...e infundados!
É o teu já velho espírito caritativo e condescendente!
É uma pena não teres força de vontade para criar um "blog"...sempre tão humorístico, iria ser um êxito certamente e local de enormes prazeres e bem saudáveis fofocas!
Estaríamos lá todos, de certeza...os teus velhos amigos! Os teus novos amigos! E todos os outros...
A Albertina!
Terias visitas de todos os distritos de Portugal...dos mais conhecidos aos mais recônditos!
Acredito que até alentejanos arregimentarias!
Seria um verdadeiro prazer...e convívio também!
E logo tu, que as tens sempre inconfessavelmente frescas!...as fofocas, obviamente!
:)
Para quando um jantar?...
Um beijo à Cristovinha!
:)

Adoa Coelho disse...

Desculpe mas continuo a não concordar e respondo aos seus pontos de vista:
1º o facto de ter mais visibilidade não quer dizer absolutamente nada, senão vejamos as figuras públicas Portuguesas e internacionais… São uma desgraça, só sabem falar de plásticas, dos seus problemas com o álcool e as drogas ou de corrupção (neste caso para se defenderem). Orgias… Pelos vistos é o mais saudável deles todos…

2º não conheço as fotos nem tenho interesse… Se me conseguir provar que foi ele quem contratou as prostitutas para lhe tirarem fotos, carambas mas só se ele for muito burro, perdoe-me a expressão. Ele tem de certeza pessoas a pagarem-lhe bom dinheiro para o fotografar… ou vai-me dizer que pagou duas vezes… uma pelo sexo e outra pelas fotos… lolol

3º Ele tem que viver a sua própria juventude e não a dos outros e ser feliz a tentá-lo, como o faz é com ele… Não sei se ele terá pedido para ser líder de alguém, não é certamente meu nem de muita gente. As pessoas devem admirá-lo pelo seu trabalho que é nisso que nos representa…

4º Cada artista abre as portas como melhor lhe convém, é óbvio que para promover um filme, livro, o que for…, tem de haver uma exposição. Tem de haver prensa, entrevistas, televisão… Você está a fazer algo semelhante, não? Eu não o conheço, nem sequer me recordo já como fiquei a conhecer o seu blog mas, das duas vezes que cá vim, li sobre o facto de que vai aparecer na televisão num programa seu… O processo de dar a conhecer-se a outros que não o seu círculo de amizades e alunos vai ter de ser mais alargado.
O Herman e tantos outros não deixam que se fale da vida particular. E com muita razão, é que a imprensa não sabe medir os seus limites, muitas vezes funcionam como um proxeneta, exploram até não dar mais… Vejo isso todos os dias…

5º inventar escândalos para proteger outros, ih.. isso é o pão de cada dia, nem é preciso falar da política, pois não?? Lolol No caso do Cristiano Ronaldo, não lhe atribuo tanta importância assim para ficar sequer a pensar nisso… e quando falo do C.R., neste caso, incluo toda a corja do futebol, que é gente que não interessa a ninguém…

Quanto a certezas… só sei que nada sei…
Tem razão numa coisa, o “unanimismo” é realmente uma chatice!

Adoro uma boa discussão!

Manuel Damas disse...

Oh adoa...eu adoro, também uma boa discussão mas por favor...deixe de lado um pouco o seu lado feminino...mas este blog existe desde Dezembro de 2006...já tem milhares de posts e se só em dois falo do meu novo programa de tv...não me parece que seja prova de o meu "middle name" ser "narcisus"...que eu assumo que é!
:)
Quanto ao CR eu concordo com uma grande parte do que disse...apenas lancei a hipótese, maquiavélica de ter sido conveniente que este pseudo-escândalo da orgia rebentasse, para tentar esbater um outro que estaria para rebentar...e mais não digo!
Já agora, eu lembro-me como e por quem aqui veio parar...mas não digo!
:P
:))))))))))))))))))
Volte sempre...como vê, será bem recebida!