quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O SONHO...



Um" veludo" que passou gerou em mim, ainda que sem saber, uma ideia para um novo desafio.

Escreveu Mário de Sá Carneiro...

"Como eu tenho saudades,
Dos sonhos que não sonhei..."

O sonho existe?
O sonho é triste?
O sonho é fado?
Sonhar é bom?
O Sonho é o espelho de uma realidade que não se pode ou não se consegue libertar ou assumir?

Aqui fica um novo desafio tertuliano.

O QUE É O SONHO?

As regras, se existem regras, são as mesmas de sempre e simples...
Escrever sobre o tema proposto, no blog de origem, e fazer, depois, copy/paste aqui para o SAM. Assim se gera uma tertúlia, em redes múltiplas, com sede aqui no blog e círculos desdobrados em cada blog de origem.
Vamos colaborar?

35 comentários:

Waldorf disse...

Não!

Miudaaa disse...

Let's GO...

http://br.youtube.com/watch?v=CrmWc95og1M

Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta

em que me sento e descanso,

como este ribeiro manso

em serenos sobressaltos,

como estes pinheiros altos

que em verde e oiro se agitam,

como estas aves que gritam

em bebedeiras de azul.



eles não sabem que o sonho

é vinho, é espuma, é fermento,

bichinho álacre e sedento,

de focinho pontiagudo,

que fossa através de tudo

num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho

é tela, é cor, é pincel,

base, fuste, capitel,

arco em ogiva, vitral,

pináculo de catedral,

contraponto, sinfonia,

máscara grega, magia,

que é retorta de alquimista,

mapa do mundo distante,

rosa-dos-ventos, Infante,

caravela quinhentista,

que é cabo da Boa Esperança,

ouro, canela, marfim,

florete de espadachim,

bastidor, passo de dança,

Colombina e Arlequim,

passarola voadora,

pára-raios, locomotiva,

barco de proa festiva,

alto-forno, geradora,

cisão do átomo, radar,

ultra-som, televisão,

desembarque em foguetão

na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.

Miudaaa disse...

(mai logo, coloco lá no meu sítio do costume)

O sonho comanda a minha VIDA!!!

Para si, um dia sonhado!!! :-) ou seja um dia de sonhooo!!!

Miudaaa disse...

Waldorf???

SIMMM !!!
Sempreee!!!

Olá!! disse...

Esta miudaaa... sempre a cantarolar.
Logo venho contar os meus sonhos. Desafio aceite.
Beijinhos

mik@ disse...

weeee

assim que puder coloco lá no cantinho.

beijo

mik@ disse...

um aparte: ricardo obrigado :) já vivi no porto (apenas 3 meses) e adorei a cidade, as pessoas.... adorava mudar-me pra lá :)

professor claro que cabelos brancos não é sinónimo de velhice :) mas impôem respeito na mesma.

(cá pra mim o FM andou nos fumos... ele é todo risos, só se ri...)

beijinhos
=^.^=

f@ disse...

"Sonhos" doces de natal.... ok se puder ser sonhos de pincel coloridos que hoje nem há palavras... bj

Statler disse...

Ficam sempre em arquivo morto!!!

Manuel Damas disse...

Docas...
Tens cá uma falta de pachorra!!!!!
A isso chamo dificuldades no desempenho!!!!!
Arranca a máscara e deixa seguir!!!!
O non-sense ainda não é proibido!!!
Sejam quais forem as atenuantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Manuel Damas disse...

Estava à espera que alguém postasse esta...
A Pedra filosofal!
Uma delícia de escrita.
Obrigado, "Miuda"!!!
Um beijinho com significado especial!

Manuel Damas disse...

Fico à espera, "olázinha"!...

Manuel Damas disse...

Oh "Micas" que horror!!!!!
Eu não sou respeitável!!!!
Nem serei nunca!!!!
No dia em que isso acontecer, estarei pior do que o Wal e o Sta...
Se visse o meu programita veria que sou tudo menos formal, doutoral, pesado e velho!
Adoro irreverências!...Ainda que não tenha coragem de ir trabalhar de calções!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Mas as minhas conferências, tenho que assumir que são únicas!
Um beijito enorme.

Manuel Damas disse...

F@...adorava saber pintar...assim poderia sonhar sem limites!
Ainda por cima sou de família de pintores, o que mais me traumatiza!!!!
Mas enfim!
Alguém teria que ser o pato feio!

Manuel Damas disse...

Sta...estás a ficar uma maçada!!!!
Uma verdadeira, pesada e cinzenta maçada!!!
Logo tu a quem eu reconhecia alguma irreverência!!!!

FM disse...

Sonho...
Há quem diga que sonhar é aquele caminho entre o desejo e a loucura, entre o anseio e a chegada ou a bandeira que veste felicidade de alguém.
Eu vou pelo pestanejar de um dia sem data marcada, pelo encanto de um sorriso verdadeiro ou talvez pelo abraço de uma concretização única.
Há também quem fale do sonhar acordado como se se tratasse de um qualquer crime vestido de falsidade ou de um enredo com personagens invisíveis...
Cá por mim vou pelo sonho enquanto voto, seja dormido ou não... Refiro-me aquela sensação de alegria interna que nos faz mecher os lábios e fechar a porta a interferências alheias,... mesmo sabendo que o resultado não se traduzirá em números à hora e no espaço que desejamos ver cumprido.
Que bom que é sonhar, que bom que é acordar e ver que o sonho nada mais é do que um... SER-SE em forma de gente.

(texto escrito em função do desafio feito pelo SAM)

Manuel Damas disse...

Muito bem pintado e colorido o seu quadro sobre o sonho, Francisco.
Aliás, como nos vem habituando.
Obrigado.

FM disse...

Fico Feliz com as suas Palavras.
Ahhh, o stock de Caipirinha Preta está a rebentar pelas... gargantas de outros. (risos)

macaw disse...

Adooooooooro o poeta do "Quase"("Um pouco mais de sol - eu era brasa,
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...

Assombro ou paz? Em vão... Tudo esvaído
Num grande mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dor! - quase vivido..."). É dos meus preferidos...

No entanto, é nas palavras de Campos (Fernando Pessoa) que vejo o meu sonho de:
"Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo."... traduzindo, tenho ânsia e desejo louco de viver... esse é o meu sonho que tento realizar dia-a-dia!

Mas, claro, nenhum outro poema traduz melhor a noção de sonho como a Pedra Filosofal! Posso apenas "filosofar" que o sonho é daquelas preciosidades que ninguém nos pode roubar! E, tendo o sonho, tudo é possível! E, mais uma vez citando os grandes, "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (Fernando Pessoa)

bjinhos

Olá!! disse...

Em resposta ao desafio do Professor Damas, vou começar por adulterar Fernando Pessoa

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada (sonhada),
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

E agora, cometido o sacrilégio, aqui está o que penso sobre

SONHAR
Tão diferente de viver, mas faz parte da vida…
É como olhar e não ver
Escutar e não ouvir
Imaginar e não sentir, mas sentir a ânsia de alcançar…
Quem não sonha não vive
Porque a sonhar vivemos todos os sonhos mesmo os impossíveis de atingir.

Pensei deixar uma música da Enya, uma música de sonho, mas sonhar desperta-me este instinto “selvagem” … ouçam e cuidado com os sonhos, podem ser terrivelmente perigosos…

A “som” podem ouvir no meu cantinho ;))
Beijinhos

mik@ disse...

ahahah professor... estou a imagina-lo cm uns corsário em vez das habituais calças e um belo de um polo :P

ainda bem que é assim liberal e "prá frentéx" :))
confesso que me andava a sentir meio acanhada de só rabiscar tolices, mas não resisto :) sei falar de coisas sérias quando é necessário mas um pouquinho de alegria e boa disposição é essencial pra enfrentar o dia-a-dia português :)

navigator disse...

«Não vivo por viver
Vivo porque sonho…»
idealizados ou realizados.
No sonho, com o sonho e do sonho.
Vamos sonhando por agora que não se paga o tal imposto!!!

whitExpressions disse...

O SONHO
Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria, ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

-Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama, Pelo Sonho é que Vamos

Espero que gostem,
beijinhos

Manuel Damas disse...

Percebo a indirecta mas tenho tido outras obrigações!
E também ainda não será esta semana porque tenho que ir buscar um dvd de um original de um programa fantástico de televisão, não sei se ouviu falar...um tal de SAM?
:))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Minha querida "mac"...deliciei ao ler as suas palavras!
Apenas tenho pena que apareça tão poucas vezes...Claro que eu compreendo que vir de Inglaterra a Portugal para um blog, é demorado, trabalhoso e cansativo mas,mesmo assim!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Obrigado pelo seu contributo, "olázinha"...
Quem não sonha, não vive é uma grande verdade, até porque é o sonho que comanda a vida, já dizia o poeta.
Este desafio gerou posts muito fortes.
Penso que vou lançar mais desafios, para depois colher as pétalas que tenho obtido.
Obrigado!

Manuel Damas disse...

Tenho dois pares, "micas" que comprei no Brasil!
Agora as minhas "vans" e as "all stars" cor de rosa rebentam com tudo!
estou tão,mas tão tentado a levá-las um dia para a tv!!!!
Mas tentadíssimo!

FM disse...

Não fui indirecta, foi relembrar... para não esquecer.

Manuel Damas disse...

Viver no sonho é perigoso!!!
Porém,vivo com o sonho!
Viver do sonho, sinceramente, não consigo!
:))))))))))))))))))))))))))))))
Obrigado pelo contributo, Carlos e veja se aparece mais vezes...Também aqui não se paga imposto e consegue-se sonhar!

Manuel Damas disse...

Gostei muito "parv" e concordo que é pelo sonho que vamos senão...
Nada já ia...
Assim,vamos indo, umas vezes sonhando, outras fingindo.
Obrigado pela sua contribuição e um beijinho grande.

macaw disse...

eu fico a um click de distância - click click (ouviu?)!!!
apareço cá sempre ("este blog também não me sai da cabeça"), mas nem sempre dá para deixar cá a minha palavra! tenho muitas paragens obrigatórias a fazer e depois o meu trabalho e vida social não me permitem passar a vida na net!
mas se tiver muitas saudades minhas, apareça lá no meu planeta, porque a distância é a mesma :D, instale-se, cuidado para não partir os ramos das árvores (se calhar é melhor fazer dieta primeiro, senão fico sem galhos para pousar), e oiça o meu amigo buckley!

bjinhos ;)

Manuel Damas disse...

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr....
Oh papagaia de uma figa!!!!!!
Que insinuação maledicente e maldosa foi essa acerca do meu peso, hem???
"Faça dieta"...
"Vai partir os ramos"....
Mas que desbunda é esta????
Eu????
Eu???
Que sou o verdadeiro George Clooney português?
Eu que alio a doçura á sensualidade, à beleza, à meiguice, à inteligência e ao sentido de humor????
Vem para aqui esta passareca de "Boca recém-nascida" mandar alpista!!!!
Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Um beijinho "mac" e volte sempre!

f@ disse...

Olá, pintar até pode limitar o sonho... mas o sonho ajuda a ilimitar as formas e as cores ... experimente descontrair e dar formas a algumas manchas de cor... ainda se surpreende e quem temos pintor...
quando termina o prazo do sonho? aqui no desafio?
bj

f@ disse...

O SONHO CONTINUA... Desafio...

Sonhar é construir
Um castelo nas nuvens – é impossivel
Acordo o impossível
Faço de conta que as nuvens são perto
E prossigo sem rumo
Liberdade ...
Sonho
E Ouso...
Segurar a esperança
Desatar o fio dos papagaios
Ser criança
e colocar na nuvem + distante o meu castelo luminoso
E o sonho!!!...
– pensamento incerto
Como magia de pirilampos no jardim do castelo.
...
Faço de conta que é dia de festa e não há + balões
Sonho com um céu todo de arco-íris...
Faço de conta sempre ..
Pinto o meu céu... retoco para não desvanecer...
O sonho depende de mim...

De ti tb... Pode ser mágico...-imennnnnso...
O mais belo
se tu esticares o braço para tocar as nuvens...
Pois o sonho tem asas de infinito
(como na História do pirata)
Fa 01/Fev./08
Desafio Aceite para o Blog - Sexualidades, Afectos e Máscaras

Publicada por f@ em 2:02
(a ilustração ficou lá no meu)

Sonhos mtos e bj

Manuel Damas disse...

Minha querida f@...obrigado pelo castelo nas nuvens, obrigado pela magia de pirilampos...
Obrigado por ter entrado neste sonho em conjunto.
Um beijinho grande