quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

UM INÍCIO DE 2008 DIFERENTE!


Não pretende ser uma "maldade" ou uma ironia, bem pelo contrário.
Todos exageramos nas Festas...também para isso elas servem.
Assim sendo, que tal começar o ano com uma dieta?
Aqui fica uma que fiz, de forma científica e equilibrada e que, habitualmente, utilizo com os meus pacientes.
À pergunta óbvia respondo antecipadamente...Claro que resulta, desde que seguida rigorosamente.

DIETA

Considerações Gerais:

- Comer de 3 em 3 horas;

- Beber cerca de 3 litros de água por dia (divididos por todo o dia, sem beber líquidos às refeições; meia hora antes de cada refeição principal beber um copo de água);

- Comida com pouco sal e não muito condimentada (os condimentos estimulam o apetite)

- Comer devagar e mastigar tudo muito bem;

- Fazer exercício físico programado, em instalações próprias para o efeito, de preferência, sempre que possível com companhia, 2 a 3 vezes por semana;

- Evitar os estimulantes em quantidade exagerada como o café ou o chá;

- Uma vez por semana liberalizar o regime desde que tal não sirva para compensar tudo o que não se ingeriu durante a semana;

- Pesar-se apenas uma vez por semana, preferencialmente na mesma balança, no mesmo dia, à mesma hora e nas mesmas condições de vestuário;

Proibição de:

- Fritos, assados;
- "Fast-food" nomeadamente pizza, hamburger e similares;
- Francesinhas, cachorros quentes;
- Álcool;
- Carne de porco;
- Enchidos, salsichas, alheiras;
- Fumados, fiambre, presunto e salpicão;
- Produtos lácteos gordos;
- Doces;
- Conservas;
- Cenoura;
- Refrigerantes;
- Chocolates, Rebuçados, Pastilhas elásticas e similares (o exercício mecânico da mastigação estimula, só por si o apetite)

Ao pequeno-almoço:
- 1 Copo de leite (magro ou meio-gordo) e
- 1 Peça de fruta ou
- 1 Pão torrado com queijo (magro ou com compota ou marmelada);

A meio da manhã
- 1 Peça de fruta ou 1 iogurte ou 2 tostas ou 2 bolachas integrais;

Ao almoço

- 1 Prato de sopa (com os legumes que pretender mas evitando o arroz e demasiada batata);
- Prato de carne (frango, peru, coelho ou lebre, cozido ou grelhado; carne de vaca desde que cozida ou grelhada, mas apenas uma vez por semana);
- 1 Batata ou uma colher de arroz;
- Salada (com azeite e/ou limão; incluindo alface, tomate, cebola);
- 1 Café;

A meio da tarde

- 1 Pão torrado com queijo (magro ou com compota ou marmelada);

Ao lanche

- 1 Peça de fruta ou 1 iogurte, ou 2 tostas;

Ao jantar

- 1 Prato de sopa (com os legumes normais que pretender mas evitando o arroz e demasiada batata);
- Prato de peixe (salmão, sardinhas sem pele, carapau, pescada, fanecas, linguados, tudo cozido ou grelhado);
- 1 Batata ou uma colher de arroz;
- Salada (com azeite e/ou limão; incluindo alface, tomate, cebola)

Antes de deitar

- 1 copo de leite( magro ou meio-gordo) ou um iogurte com duas tostas.

BOA SORTE!

50 comentários:

Vitor disse...

Nem pensar !!!!

Gosto mais de um livro que tem como título "Como emagrecer fazendo Amor"....

Abraço

Manuel Damas disse...

Foi apenas uma sugestão...
De qualquer modo eu aconselhei o exercício físico programado e acompanhado 2-3 vezes por semana!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Pedro Ferreira disse...

Que piada acho aos médicos!!!
"Façam o que eu digo, não faças o que eu faço", deve ser a primeira frase que ouvem quando entram na faculdade.
O meu amigo sempre ouvi dizer que a melhor publicidade que se pode fazer a qualquer coisa somos nós mesmos.
E o meu amigo... convenhamos!!!
Melhor do que isto só mesmo o Luis Filipe Vieira, em pleno Estadio do Dragão a entregar propostas de socio do Sporting!!!
Que maçada!!!!

diabitah disse...

Hum...isto vai dar jeito mas...vou recorrer ao comodismo portugues até à proxima semana pois ainda existem tantas coisas boas cá por casa...perdido por 100...perdido por 1000 hehehe...já estraguei e já!!!

Um abraço e obrigado pela dica.

Manuel Damas disse...

Pedro!!!!!
Informo que hoje é o meu primeiro dia de dieta!
E você sabe muito bem que eu não tenho lugar nessa do "olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu faço"!
Ta
Que maçada...(ainda por cima plagia-me!!!)

Manuel Damas disse...

Eu...Eu, cometi um crime!
Mandei tudo para o lixo!:)

Waldorf disse...

Doutor, não me queira roubar o que ainda me resta!
Qual dieta qual QuÊ?????
Sexo é mentira, há anos que não provo, costumo compensar-me em orgasmos gastronómicos!

bruno e.a. disse...

eu fiquei cansado ao ler o quarto parágrafo, será que tenho salvação!?

bom ano!

exercício acompanhado! acompanhado! 2 ou 3 vezes por semana!
vou tentar esforçar-me para manter esse objectivo!
só não gosto muito de programar, tira a naturalidade ao exercício.

bom! mais uma vez, Bom Ano!
(a frase até que era original, mas, agora que eu a escrevi duas vezes, talvez tenha perdido o impacto)

ok, ok! feliz 2008!

Rui Caetano disse...

São, na realidade, bons conselhos,mas tão difíceis de cumprir.

Unknown disse...

Professor, que dieta tão radical! Ninguém merece.

Statler disse...

Nada de francesinhas???
Já não quero!

Unknown disse...

Professor, amanhã estarei atentissima a aprtir da 19h30, para assistir ao que nos vai dizer quando for entrevistado no PrtoCanal.

Boa Sorte. Terá, com certeza.

Beijinho bom...

Statler disse...

Hummm... 19.30!

Olá!! disse...

HUMMM 19:30???
Dietas??? naaaaaaaaaaaa
beijo Professor

Waldorf disse...

19:30 H velho?!
Andas a alucinar?

Statler disse...

Velho d'um raio, quando percebes que nasci alucinado?

Waldorf disse...

Velho, eu já percebi, ás vezes faço-me de despercebido, faz parte do meu charme de macho!

Statler disse...

Sôr doutor, a seu pedido retirei os oboés.
Dediquei-me à cultura!

Statler disse...

Oh velho, podes dizer que és lento!
É que basta olhar para ti para se constatar tamanha lentidão.

Waldorf disse...

E tu és muito despachado ò velho! O Ano Novo foi ontem e tu só me chegas ao camarote a estas horas!

Manuel Damas disse...

Já oubiu falar em sexo dito egoista, meu caro Wal???

Manuel Damas disse...

Exercício solitário não é mau, Bruno, mas não tem nada a ver com exercício acompanhado...muito superior!:))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Olá Rui, seja bem vindo.
Lógico que são conselhos e as pessoas são livres de optar...Mas o caminho sadio, sem fundamentalismos, é este!
Volte sempre.Será bem recebido.

Manuel Damas disse...

Não me venha com argumentário...Jesus...Maria José! Logo a menina!
:P

Manuel Damas disse...

Para velho e ainda por cima institucionalizado, meu caro Sta, o vosso regime é muito sui generis...

Manuel Damas disse...

Ok...Olá, Sta, Wal...Eu explico...O que a Maria José quis dizer é que amanhã, às 19.30, na Porto Canal, mais especificamente no programa "Porto alive" eu vou ser entrevistado...qualquer coisa do género "Who is who..."Pensei em glosar Jô Soares e gritar, do alto da minha pequenês..."Sois Rei!Sois Rei!Sois Rei!"....
Quem é, na realidade, Manuel Damas?...A temática será essa.

Manuel Damas disse...

Bem Sta...se me diz que retirou os oboés e se dedicou á cultura...até tenho medo de ir espreitar!

Statler disse...

Ora, medo é algo que se deve ter, aliás, tendo nós cú convém termos medo!
:)))))))))))))))))))))))

(sem direitos autor)

Manuel Damas disse...

Essa é uma citação muito Maio de 68 mas o Cohn-Benditt acabou gordo e velho e deputado do Parlamento Europeu...

FM disse...

Ohh Professor, você e os velhoas andam para aqui numa troca de garlhadetes... Deve ser a idade que vos faz entenderem-se tão bem... (risos)
Esta dieta vou gurda-la para mais tarde... Mas siga-a, está a precisar... Boa Sorte!

Alina Baldé disse...

Eu que ando sempre aqui a espreitar desde que me cruzei brevemente consigo em Gaia, deparo-me com isto.

Dr, o princípio número um de uma dieta é ser personalizada! Caso contrário, nunca será eficaz!

Provavelmente como na sua área, não?

Cumprimentos,

Alina Baldé

Manuel Damas disse...

Sempre simpático, Francisco!
2008, pelos vistos, tornou-o mais beligerante...
Hum....
Por falar em dieta...há quantos anos, meu querido amigo, que não olha para o seu umbigo, sem ser através de um espelho?
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Oh Alina, seja bem vinda.
Obviamente que as dietas devem ser personalizadas...
Isto são um conjunto de recomendações dietéticas.
Quanto a não servirem de nada...aí alto e para o baile. Se um aluno meu da faculdade me dissesse tal coisa num exame chumbava imediatamente!
:)))))))))
Vocês as dietistas...
Hum.................

Sunshine disse...

Oh professor, as suas valências não me deixam de surpreender: sexólogo, pediadra, dietista... além de todas as outras que já constam do seu currículo. O que virá a seguir?
Nem quero imaginar!

Manuel Damas disse...

A seguir...só mesmo Alzheimer!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))
De qualquer modo, após a licenciatura, somos todos obrigados a estagiar em Pediatria, em Cirurgia, em Medicina, em Obstetrícia e em Ginecologia.
Além de que a nossa Licenciatura é em Medicina e Cirurgia.
Para além de tudo isto, ainda fiz 19 pos-graduações uma delas precisamente em Pediatria e outra em Metabolismo e Nutrição!
Não me estou a exibir, obviamente, mas apenas a tentar justificar o facto de,de quando em vez, meter a "foice em seara alheia"...apesar de achar que a expressão "foice" está demasiado politizada!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Pois...Nem eu!
A vertente sindical também já não dá porque sou Presidente da Mesa de um Sindicato de Professores.
A vertente da solidariedade africana também já não dá porque sou Presidente do Conselho Fiscal de um Instituto de Apoio aos Palop!
Administração Hospitalar também nãodáporque fiz um curso de administração hospitalar!
Uops!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pintura!
Adorava saber pintar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ou então...
Voltar à música!
:P

Manuel Damas disse...

Ok.
Pronto!
Assumo!
Fiz há pouco tempo um curso de dança latino-americana, mais especificamente salsa e merengue.Mas foi depois do mestrado e annntes do doutoramento!
Yep!
Também tenho vida de afectos, obviamente!
:)))))))))))))))))))

Ricardo disse...

FM, da próxima vez que o Professor for ao VV, tú pôe-no a cantar e a dançar!!!

Manuel Damas disse...

É...
E já agora a fazer um "table dance..."!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Waldorf disse...

Se eu fosse a Miss Piggy até pagava para ver o Dr. numa table dance!
Assim... bah

Ricardo disse...

O table dance dispenso Professor!!!

Acredito que tenha jeito, mas de facto dispenso mesmo!!!

Sunshine disse...

Decididamente, depois do program de hoje volte à música, e como este é um ano de explorações comece a pintar. :)))
Ah, ainda, por cima, vai pubicar um livro ( que fico a aguardar).
Quantas horas tem o seu dia?

Manuel Damas disse...

Wal...quanta verdade inconfessada vai nessa mente!!!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Estou a brincar, obviamente.

Manuel Damas disse...

Ricardo!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu não disse que tinha jeito!!!
:P

Manuel Damas disse...

Muito menos do que o que eu merecia que tivesse!
Apenas tristes e pobres 24 horas...
:)))))))))))))))))))))

FM disse...

Essa do "table dance" parece-me interessante, mas primeiro a dieta... (risos)

macaw disse...

não há dieta que resulte se se voltarmos aos maus hábitos... por isso faço exercício físico todos os dias (2 a 3 vezes é pouco não acha?!!)!! e quanto a alimentação também tenho muito cuidado... só como aquilo que o meu corpinho pede!!!

joana disse...

Bem quanto a dieta,não estou a pensar fazer,estou bem com o meu peso e corpo,agora quanto ao exercicio acompanhado já é bem diferente,programado não,espontaneo é melhor :)))

Manuel Damas disse...

Francisco...Francisco!
juizinho!!!!
:))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Oh mac...exercício todos os dias não será um bocadinho exagerado???
:))))

Manuel Damas disse...

Olá Joana. Posto nesses termos também eu prefiro o exercício espontâneo, obviamente!
:)))))))))))))))))