domingo, 20 de janeiro de 2008

"SEXUALIDADES, AFECTOS E MÁSCARAS"-17ª emissão, comentada


Estive a rever a 17ªemissão do "Sexualidades, Afectos e Máscaras", o último "episódio" subordinado ao tema "Hipocrisias dos comportamentos sexuais em Portugal".
Que hei-de dizer mais, que ainda não tenha sido publicamente dito ou escrito?!
Que é um enorme prazer fazer este programa?...Na realidade e de forma assumida, dá-nos enorme gozo fazer o SAM...
Até porque tem um ritual já próprio...
1-Preparação, durante a semana, individualmente.
2-Diariamente, contactos telefónicos, pelo menos, para troca de ideias, de sugestões, enfim, para fazer o ponto da situação.
3-Recepção das audiências e preparação de uma qualquer entrevista em contexto de jornal ou revista, rádio ou tv.
7.30-O dia da emissão chega.
20.30-Após o jantar, quando não é feito em conjunto, preparar o que se vai vestir, ultimar os pormenores e, eventualmente, acrescentar um ou outro destaque, positivo ou negativo, mais recente. Ou até mesmo anotar uma qualquer ideia nova e súbita.
22.00-Vestir e sair.
22.25-Ir buscar a Maria José e avançar para a televisão, já com as cordas pré-tensas. Alguma troca de ideias mais urgente, uma qualquer questão para ultimar e pouco mais. Eventualmente trocar alguma informação de bastidores recente. Nunca sobre as perguntas, nem sobre os destaques...Isso são "segredos" individuais.
22.45-Chegada à estação, alguns dichotes lançados à equipa e beber mais um café, agora de máquina.
23.10-Enquanto um vai para a caracterização o outro fica a rever ideias e estratégias.
23.45-Derradeiros telefonemas de afectos.
23.55-Última caracterização, habitualmente minha, porque necessito de menos tempo, dizem...
24.10-Entrada em estúdio, colocação de microfones, testes de voz, algumas piadas ditas já com as cordas em tensão total...Os violinos estão prontos para a sinfonia. Os motores trabalham em silêncio, preparando a potência máxima.
24.25-Tudo está pronto para arrancar, as luzes ligadas, os actores prontos, as câmaras previamente posicionadas, a emissão prestes a "rebentar", uma ultima picardia que se lança.
24.27-"Faltam 3 minutos"...Ouve-se a "voz de Deus" que, normalmente deseja..."Bom programa!"
24.29-"Um minuto!"
24.30-Começa a ouvir-se a música do genérico e a emissão tem o seu início...
1.25-Termina o programa, ouvem-se os parabéns, gravamos a promoção para a semana seguinte e vamos tomar um café, trocando impressões. Falamos de um ou outro comentário a qualquer frase que se disse, a um qualquer momento inesperado,a um telefonema mais ou menos original e recebemos os dados sobre as chamadas telefónicas recebidas assim como as SMS para eventualmente serem comentadas, em caso de interesse, na semana seguinte. Estes dados, quantitativos permitem, de uma forma mais empírica, uma previsão sobre as audiências conseguidas e confirmadas posteriormente, já com a revelação dos números oficiais.
Depois...depois é o regresso a casa, ainda comentando, agora de forma mais profissionalmente intimista, o programa que acabou de se fazer e saboreando a doce sensação do dever cumprido.
Por vezes vamos "beber um copo" e aproveitamos para relembrar um ou outro momento.
A partir desta semana, o programa começa a ser emitido, em diferido, ao Domingo, às 0.00horas.
Todas as semanas o ritual é este.
O ritual de um programa...
Que se mantém, tranquilamente, de semana para semana, lider de audiências...
Onde se dizem coisas sérias, por vezes muito sérias, aparentemente a brincar ou, pelo menos, de forma leve e sem ter que dar o ar sério e fúnebre de quem está a tentar expiar centenas de anos de pecado...
E tudo isto porque?
Porque o programa é feito com profissionalismo mas, acima de tudo, com extraordinário prazer, nunca disfarçado.
E porque o programa cativa...
E o que é cativar?
"É criar laços", diz a raposa ao príncipe no "Principezinho" de Saint-Exupéry.

39 comentários:

Olá!! disse...

Um dos meus livros de mesinha de cabeceira...já velhinho e gasto...

Logo não perco... quero ouvir ;))

Beijosss

Waldorf disse...

3-Recebimanto ??????????

Já se emendava, não?

Unknown disse...

Professor, só logo é que vou rever o nosso trabalho, mas parto para a «missão» com confiança no «desempenho».

Unknown disse...

Já leu o JANEIRO hoje? Trnasformismo - reportagem publicada.

Waldorf disse...

Bah... grande coisa!
Também já tive IGUAL!!!
Nos meus tempos de palco!
Prof, não se atreva a arrastar-me para os meandros da melancolia, dispenso!

Manuel Damas disse...

Um beijito grande, "olázinha"...

Manuel Damas disse...

Que maçada, wal...
Já está corrigido!
Mas eu não tenho que carregar sempre às costas o peso de uma perfeição que me asfixia !!!
Por vezes, também vocês podem contribuir para a construção deste espaço tertuliano!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Zeuzinha...delicioso!
:))))))))))))))))

Waldorf disse...

E lá embaixo tem este :"sugerrissem"!!!

Também já se emendava!!!!

Manuel Damas disse...

Ainda não sai de casa, Maria José, mas obviamente que vou comprar!

Manuel Damas disse...

A melancolia pode saber bem...
Mas eu não estou nostálgico. Bem pelo contrário!

Waldorf disse...

Perfeito, perfeito, só mesmo EU!!!!

:))))))))))))))))))))))))))))))))))

Waldorf disse...

Não me apetece melancolia!
Apetecia-me mais outra coisa, mas ainda tenho que descobrir o que raio é!

Manuel Damas disse...

Também já está!
Tá?!
Mais alguma sugestão...JOVEM!!!!
:)))))))))))))))))))

Waldorf disse...

Sim, sugiro que me mande embora!

Manuel Damas disse...

Wal...
EU SOU PERFEITO!!!!!
Sugestões...
Que tal um banho de imersão e um balão de Remy Martin?
:P
É o meu próximo programa...
Com um bom livro...
E Vivaldi em fundo...

Manuel Damas disse...

Não! É um enorme prazer palavrar consigo...e sabe disso!
Assim como com o Sta...

Waldorf disse...

Há boas vidas!!!
POIS HÁ!!!
Eu tenho que ir tomar a medicação, medir a tensão, fazer o teste do colestrol e da diabetes e aturar o Statler com a mania que sabe jogar a bisca lambida!!!

Waldorf disse...

Bahhhh e voltei a molhar a fralda!!!

Waldorf disse...

Prazer, prazer!!!
Isso dos prazeres é outra secção que me está fechada temporariamente para obras!!!!

Statler disse...

Bahhhhhh..
Oh velho, já te calavas, não!!!???

Statler disse...

Cansas-me...

Statler disse...

Oh stôr, falta aí muita hora!!!

Manuel Damas disse...

Pronto...Nem todos os prazeres são eternos!
Quanto à boa vida, wal meu caro...há sim senhor...no Dubai!

Manuel Damas disse...

Wal...gostaria de perceber melhor essa do prazer...
:)))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Todas as outras horas, Sta, são de trabalho, no terreno!

Waldorf disse...

Um desenho, sotôr?

Waldorf disse...

Velho, vai aprender a jogar a bisca lambida, que isto de te deixar ganhar sempre tem que acabar!!!!!

Unknown disse...

Não precisa de sair de casa para ler o JANEIRO. Já ouviu falar da NET?


Ai a idade...pesa, não é<

whitExpressions disse...

Vamos lá ver se consigo ver o famoso programa.
beijinhos

Manuel Damas disse...

Pode ser, Wal...
:)))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Maria José...por mais incrível que lhe possa parecer, preciso do prazer do papel, para ler um jornal.
Na net não me sabe dos mesmo modo!
São idiossincrasias de alguém que pensa...que hei-de fazer?!
Mas já comprei o jornal, já li a peça e gostei...tanto que até mandei uma sms a dar os parabéns!
:P

Manuel Damas disse...

Parvinha...é só ligar a tv, no canal certo e à hora correcta e deleitar-se!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Espero que goste.

whitExpressions disse...

Vi sim Senhor!,mas com estes programas so chego á conclusão que continuamos a ser uma sociedade hipocrita, preconceituosa e mal informada e olhe que já me debato com isto há uns anos, mas como estou num meio protegido, há coisas que julgo que mudaram e acredito que sim.Acho que as pessoas deviam respeitar as diferenças, cada um fazer aquilo que se sente bem e não meterem o bedelho ou julgar a vidita uns dos outros, seria mais simples.
A única coisa que nunca tinha discutido foi o acto de coçar em público ou o direito de coçar, srsrs
Sinceramente o que gostei mais do programa, foi a Mize, pois gosto de mulheres com uma cabeçita aberta, comunicativas e que falam de tudo sem o mínimo problema.
Beijinhos professor e boa semana

Olá!! disse...

Viiiiiiiiiiiiiiiiiii
Acho que o Pedro está bravo comigo... upsss. Professor, diga-lhe que eu faço uma tarte de limão com ou sem leite condensado, estupenda....pode ser que ele também goste... é merengada e tudo hehehe
O casal Lopes esteve em grande ...
Concordo inteiramente com o que referiu em termos de swing. Em relação à "cusquice" sobre o sexo oposto, para mim os homens falam entre si em termos de conquista e angariação de troféus e as mulheres em termos de boa ou má execução do parceiro. Isto quando era mais jovenzita porque agora sou FIEL... hahaha
Beijo bom
PS. Imagine que me deixaram um desafio para escrever no BLOG sobre o facto de ser Boa na Cama, ou má, sei lá...isto vai dar que falar, ohhh se vai ....

Waldorf disse...

Operação à prostata, diz-lhe alguma coisa? Sotôr!

Manuel Damas disse...

Ora muito obrigado "parvinha"!!!!!
Se de todo o programa o que mais gostou foi a Maria José...obrigadinha!!!!!!!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Eu adoro tartes merengadas.............................................................ainda por cima com leite condensado!!!!!!!!!!!!!!!!!!Com isso ninguém se mantém irascível.
Tenho que passar pelo seu "blog"!

Manuel Damas disse...

Claro que diz...
Publiquei há uns anos um artigo/estudo sobre isso, numa revista médica, penso eu que pouco tempo antes de ir para os EUA.Está relacionado com o tema da minha tese de doutoramento.
Mais alguma dúvida???
:)))