sábado, 5 de janeiro de 2008

"SEXUALIDADES, AFECTOS E MÁSCARAS"-15ª emissão-comentário


E pronto...
Mais uma emissão foi para o ar, desta vez subordinada ao tema "Hipocrisia dos comportamentos sexuais em Portugal"!
Penso que foi uma emissão plenamente conseguida...
O tema era complicado e a estratégia desenhada deixava antever a hipótese de ser necessário criar uma nova alternativa...
Prescindir da preocupação de correr contra o tempo para conseguir lançar o maior número de mensagens mas, pelo contrário, deixar fluir livremente, tendo sempre em aberto a possiblilidade fazer uma segunda parte na semana seguinte.
Se essa hipótese foi negociada antes do início do programa, resultou plenamente porque, na realidade, das duas dezenas e meia de questões que eu pretendia abordar acerca da hipocrisia dos comportamentos,só conseguimos conversar sobre menos de dez.
Mas assim o programa decorre com mais liberdade, mais calma e permite um outro gradiente de possibilidades em termos de brincadeiras-sérias entre mim e a Maria José que dão ao programa, também, uma lufada de ar fresco e uma dinâmica de boa disposição.
Sempre sem formalidades nem máscaras, mas com sentido pedagógico e científico.
Também por causa disso, as provocações bi-laterais entre nós, ontem fluiram de forma acutilante, até a nós dando prazer no ritmo conseguido e isso notou-se, com a alegria com que a equipa que nos ajuda, terminou o programa, assim como com as chamadas e as mensagens recebidas!
Houve quem se queixasse de não conseguir entrar no ar...
Acredito.
Conseguimos, ontem, um feito inédito.
Na realidade ontem foram recebidas, durante a emissão, 31 chamadas telefónicas e 14 sms.
Logicamente que com este quantitativo é totalmente impossível responder a tudo e a todos.
Mas é importante que assim aconteça...ajuda-nos a continuar e transmite-nos a noção de que a mensagem está a passar, o trabalho está a ser conseguido e os espectadores estão a gostar!
Ainda bem...
É essa a nossa principal intenção!
De qualquer modo, apesar de eu gostar e querer ouvir todas as pessoas, existe sempre a hipótese secundária do blog assim como a hipótese do e-mail, via grelha do Porto Canal.
Informo que a caixa do correio do "Sexualidades" garante a total confidencialidade porque apenas nós os dois temos a nova "password".
Mas reafirmo, prefiro, sem qualquer hesitação, ouvir a voz da pessoa até porque permite um outro tipo de empatia, de ligação, também de Afectos!
Vamos tentar que o tempo de intervenção de cada chamada telefónica seja mais curto sem, contudo, cortar a hipótese da pessoa se exprimir livremente e na totalidade.
Para a semana, como ficou combinado, teremos a segunda parte da "Hipocrisia dos comportamentos sexuais em Portugal"!

23 comentários:

Waldorf disse...

Doutor, já tratei da transferência para um outro lar, aqueles velhos ressabiados não largam as meninas do canal Playboy...
Farto deles!

A ver se para a semana lhe consigo pôr as cataratas em cima!

Manuel Damas disse...

Acho bem...Mas não basta!
Espero. também, poder palavrar contigo em directo...ou não tens coragem?
:))))

Waldorf disse...

Se me deixarem entrar no AR!

Manuel Damas disse...

Wal!!!!
Eu não tenho culpa que o nosso programa seja, na TV, lider de audiências, ficando o segundo lugar á distância de 20% e, como tal, seja extraordinariamente difícil conseguir ligação!
Aliá, até tenho culpa, mas isso é por ser extraordinariamente bonito, inteligente, sensual, meigo e carinhoso...bem...não vai querer que eu continue a debitar a minha extraordiáriamente longa lista de qualidades, pois não????
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Pode sempre começar a reservar vez às 6 da manhã da véspera!
Agora percebe o desespero das pessoas que tentam entrar no programa da Oprah!
No SAM é praticamente o mesmo...apenas não damos prendas, porque eu não preciso de tal estratégia para segurar as audiências!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

FM disse...

Gaba-te cesto que amanhã há feira... (risos)
E... Bom Domingo!

Waldorf disse...

Doutor, 6 da manhã da véspera?!
Vou anotar!

Ah, eu também não tenho culpa do programa ser lider de audiências, aliás, nunca pús as minhas dioptrias em cima de tal programa!

Mas prometo-lhe que para a semana foi contribuír para a liderança, ah se vou!

Manuel Damas disse...

Não é gabarolice, Francisco!
É realidade!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Espero bem que sim, Wal...lá verá e ouvirá coisas que lhe dizem respeito!

FM disse...

Bom Domingo... é que são 06H04 am... e vai dar o "Império dos Sentidos" (risos).

Manuel Damas disse...

Mas antes deu o "Sexualidades, Afectos e Máscaras"???...

FM disse...

Pois, foi o que ouvi dizer... era aquele programa que foi dos que mais gostei e que primou por alguns telefonemas interessantes em que o clicar da caneta do Prof irristava quem tentava ouvir as intervenções?!? (risos)
Ou está a falar daquele outro programa em que os intervenientes estavam muito bem vestidos e com um humor mais aprimorado?
Bem, é que se foi esse GOSTEI BASTANTE e recomendo... Vi até ao fim com prazer, inclusive o "engate" do Professor a tudo que é câmera que se acende... (risos)
Ahh, Bom Domingo!

Manuel Damas disse...

Quanto ao "click" da caneta, ainda não vi a gravação mas acredito em si!
Assim sendo...
esferográfica de fora, já!
Quanto ao enamoramento pelas câmaras que filmam...notou-se muito?
Quero ver a gravação!

Waldorf disse...

Que vaidoso stôr...

Manuel Damas disse...

O prazer e a vaidade, Wal, do dever cumprido! Tão só e apenas...

Waldorf disse...

Ser vaidoso não é defeito!
Eu, VAIDOSÃO me assumo!

Manuel Damas disse...

Wal...eu não sou vaidoso. Sou realista!
:))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Waldorf disse...

Realmente!

Manuel Damas disse...

Ainda bem que concordas comigo, Wal!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))

Waldorf disse...

Que não se faça hábito, que seja tão somente monge!

Manuel Damas disse...

Nop!!!!
Monge não serei eu!
Tinha que ser casto(impossível), abstinente(completamente improvável) e exclusivamente celibatário...Não me parece que tenha morto alguém para que mereça tal agrura!
Acresce o facto de não ser justo eu próprio me privar da panaceia de muitos males, ou seja o prazer e, inclusive, com isso privar quem se relaciona intimamente comigo!
E penso ter proferido uma declaração perfeitamente consensual, passível de ser lida por qualquer mente, por mais incauta que seja!
Sempre gostei desta expressão..."Incauto"...
Quase deliciosa!

Waldorf disse...

Doutor... não leve o monge tão a sério, afinal, é o hábito que o faz, e vai daí, há prazeres que se querem a cru, ou seja, a NÚ!

Manuel Damas disse...

Mesmo assim,Wal..."Vade Retro" monastéricas criaturas onde quer que estejais!!!
A si recomendo-lhe a leitura das "Confissões" de Jean Jacques Rousseau...
Lá lerá indómitas descrições que de clericais nada têm!

Waldorf disse...

Vi, li, e reli infinitas vezes o Crime do Padre Amaro e bastou-me!

BOAZUDA, a Soraia!