segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

PORTUGAL vs ESPANHA


O Primeiro-Ministro espanhol, José Luis Zapatero, anunciou aumentos das pensões de reforma.
Assim, a pensão mínima, que era de 460 euros passa para 700, em caso de o pensionista viver sozinho.
Em casal, com um conjuge a cargo, passa de 750 euros para 850.
Deste anúncio ressaltam duas questões para português reflectir...

1- Quanto é a pensão de reforma mínima em Portugal?...Em Espanha passa a ser de 700 euros...

2- Verificam-se aumentos de 240 euros, em caso individual e de 100 euros para casal. Em Portugal o aumento, num grande número de casos, não chegou aos 10 euros e ainda houve quem tentasse a hipótese do pagamento faseado.

Não me parece necessário acrescentar qualquer outro tipo de comentário, a não ser o facto do próprio custo de vida ser mais baixo em Espanha e não falo empiricamente.
Começa a ser obscena a situação!

17 comentários:

Ricardo disse...

E tão amigos que eles são...

Manuel Damas disse...

Pois...

mik@ disse...

arrghhhhhhhhhh

pronto... desculpe o grito, eu falo baixinho agora.

eu não sei se rio se choro baba e ranho.
tão amigos, tão amigos... seu ******... o primeiro ministro português devia aprender com nuestros hermanos e ver se dá aumentos decentes ao povo.

ou estou em crer que a continuar assim metade da população vai começar a optar pela dupla nacionalidade. jé há tanto bebé a ir nascer lá...

abraço

Manuel Damas disse...

Aqui não é preciso falar baixo, micas...
Mas é preciso terminar,definitivamente, com esses "abraço"
Que horror!!!!!!!

Olá!! disse...

Sem comentários... senão o Ricardo ainda vem atrás de mim e diz OLÉ de novo ;)))

Ricardo disse...

Mas o nosso primeiro já dá dinheiro ao desbarato.

O que eu desconto em impostos paga um ou dois rendimentos mínimos. Sim, àqueles que preferem ficar em casa e "fazer uns trabalhinhos por fora".

Eu todos os dias vejo anúncios de empregos no jornal. Não me digam que não há emprego. O português não gosta de trabalhar.
OU MELHOR: O PORTUGUÊS RECEBE PARA NÃO TRABALHAR... O PORTUGUÊS ESTÁ A SER ENSINADO A NÃO TRABALHAR!!!

E quem se lixa é quem trabalha. Que desconta para esses. Que paga a heroína aos desgraçados...

Manuel Damas disse...

Oh "olá", aquele olé foi uma gracinha...nem parecia do ricardo, sempre tão circunspecto!
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel Damas disse...

Algo me diz que a bolsa vai começar a abrir este ano...Como há eleições para o ano...

Olá!! disse...

Há trabalho sim, Ricardo, empregos é que há poucos e para esses há que ter bons "padrinhos"...

É também lamentável ver tantos recém licenciados nas caixas de hipermercados, ao balcão da Zara e afins e enfim....
Ainda pior, chegar aos "entas" e a "porta do trabalho" fechar na cara de quem quer arregaçar as mangas, porque o que pretendem são "intas" ou "intes", se é que me faço entender...
Está tudo mal... Que digo ao meu filho de 14 anos quando me fala em seguir um curso técnico??? Filhinhooooo vai para a Universidade, tens boa cabecinha, depois segues carreira no Pingo Doce....
Desculpem, este tema deixa-me amarga, a escassez de oportunidades provoca-me comichões, vejo tanta gente útil ao país a emigrar...
Falta-nos o Marquês de Pombal...

Manuel Damas disse...

"Olá"...não peça desculpa pelo seu direito à indignação!
É bom ver e ouvir reivindicações desse jeito. Fico convencido que ainda vemos, ouvimos, pensamos e reclamamos.
Haja Portugal!!!

Ricardo disse...

Olá...

O português foi mal habituado.

O português foi habituado a todo um rol de facilidades. Era comprar casas, carros, telemóveis. Há crédito para tudo. É tudo facilidades. Toda a gente compra sem dinheiro para o fazer. E trabalhar para quê? É só ir buscar ao rendimento mínimo.

É óbvio que custa ver licenciados a terem de trabalhar abaixo das suas capacidades. Mas a culpa é de quem criou as espectativas de que ter um curso é ter um cargo de director assegurado, com uma secretária jeitosa para fazer umas chamadas.

Hoje em dia uma licenciatura não é nada. Posso dizer que onde trabalho chegam dezenas (centenas?) de curricula por mês.

O problema Olá... é que O ESTADO NÃO É UMA PESSOA DE BEM!!!

Manuel Damas disse...

Concordo em pleno que o ESTADO NÂO È UMA PESSOA DE BEM...porque quem governa não sabe ou não quer assumir as suas responsabilidades!!!

Olá!! disse...

Acho que estamos de acordo, mas a culpa também é nossa e da apatia que nos está a deixar abater...
Mas fazer o quê???

Ricardo disse...

VOTAR Olá... VOTAR!!!!

Olá!! disse...

Eu "boto" mas calhou mal, devia ter posto duas cruzes.... ;)))

Manuel Damas disse...

Minha queria "Olá"...o ricardo, homem sabido, deu a resposta certa...VOTAR!!!
Mas votar em consciência e, acima de tudo , levar todos a votar, e todos em consciência... essa é a receita.

Manuel Damas disse...

Meu caro Ricardo, estamos plenamente de acordo...votar!
Apenas acrescento "em" e "com" consciência!